A milenar sabedoria da Ayurveda, a primeira medicina científica do mundo, nos traz a importância de estarmos conectados com a natureza, com nossos ciclos internos e os ciclos externos. Para isso, fala-se que “devemos viver a ayurveda um dia de cada vez, para depois vivermos a ayurveda a cada estação, para depois vivermos uma vida ayurvédica”.
A estação mais fria do ano, o inverno está batendo na porta e com ela muita preguiça e vontade de tomar cacau quentinho, eu aposto por aí.
E a ayurveda explica o porquê.
Essa medicina integrativa entende a vida através dos gunas, qualidades, atributos. Quando falamos de inverno, o frio vai ser uma qualidade marcante, acompanhada de lentidão, peso, umidade ou secura, a depender do local, indicando o aumento do dosha Kapha e/ou Vata nesse período.
Parafraseando os textos clássicos da Ayurveda: “Semelhante aumenta semelhante, oposto diminui oposto”, seguindo essa lógica, vou deixar 4 orientações para você vivenciar essa estação com ânimo, vigor e alegria, sacudindo a letargia e introspecção naturais dessa época.
- Tenha uma rotina matinal revitalizante:
As manhãs frias vão querer te grudar na cama, mas com intencionalidade do que você tem que fazer pela manhã para viver um bom dia, você vai se levantar para realizar seu dinacharya, rotinas matinais da ayurveda, iniciando por um agradecimento por um novo dia, raspagem da língua e escovação dos dentes, abhyanga - auto oleação com óleo morno (o de gergelim é coringa), banho morno - nunca utilize água quente na cabeça, ingestão de líquido morno (água ou chá digestivo ou calmante) para ativar o agni - nosso fogo digestivo, prática de yoga ou alguma atividade física para esquentar o corpo.
- Aqueça-se com alimentos!
Pensando nas qualidades predominantes do inverno, contrabalanceamos elas com alimentos quentes e nutritivos que evitam desequilíbrios. Prefira alimentos cozidos, quentes e com especiarias, como o gengibre, a canela, o cominho e a pimenta. Nesse período nosso agni fica mais forte, permitindo a ingestão de alimentos mais ricos. Quanto mais cuidado for o nosso agni, melhor será nossa imunidade.
- A xícara de chá será sua melhor amiga nessa estação!
A fim de aquecer nossas turbinas, calibrar nosso agni, nos manter aquecidos, a ingestão de líquidos quentinhos nessa estação será a chave para uma saúde inabalável. Quais chás indico: alcaçuz,limão, hortelã, gengibre, lavanda, camomila, canela, cravo, capim-limão. Sempre respeitando sua constituição e desequilíbrios vigentes. Atenção! O mel, muito utilizado para combate ao muco na ayurveda, não deve ser aquecido, pois torna-se tóxico.
- Mantenha uma postura ativa!
Evite a letargia advinda do Kapha. Faça esse fogo interno brilhar realizando atividades que brilham nos seus olhos, aquecem o coração, traga calor para seus relacionamentos, criando atividades para estar com aqueles que ama. Nada de se isolar nesse período, é hora de socializar, mas sempre respeitando seus limites. Utilize o ritmo mais lento para fazer um mergulho interno, aproveitando o silêncio e quietude, para desenvolver o autoconhecimento.
No mais, observe como o clima de inverno se comporta no local onde você mora diariamente, fazendo escolhas sábias de acordo com o que seu corpo pede, mas lembre-se principalmente de se MOVER, pois a vida é melhor vivida quando estamos em movimento, e isso é o que o inverno mais nos pede :)
Tudo isso por: Thamires Vieira, Médica Integrativa e Ayurveda
Comentários (0)
Seja o primeiro a deixar uma mensagem!